SOBRE ATTICO CHASSOT

Currículo

Attico Chassot, professor há 54 anos (desde 13 de março de 1961), é licenciado em Química (UFRGS) e mestre e doutor em Educação (UFRGS). Fez pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madri.

Foi professor titular da PUC-RS, FAPA, UFRGS (onde foi coordenador do Curso de Química e diretor do Instituto de Química) ULBRA, UNISINOS (onde foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação), ULBRA e UNILASALLE.

Foi professor visitante na Aalborg Universitete na Dinamarca. Atualmente é professor e pesquisador do Centro Universitário Metodista - IPA onde envolve-se com alfabetização científica e História e Filosofia da Ciência e professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) no Campus de Frederico Westphalen. É orientador de doutorado da REAMEC - Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática.

É autor de vários livros, dos quais sete estão ainda em circulação: A ciência através dos tempos (Moderna, 1994, 28ªed. 2014). Para que(m) é útil o ensino? (EdULBRA, 1995, 3ªed EdUNIJUÍ, 2014); Alfabetização científica: questões e desafios para a educação (EdUNIJUI, 2000, 6ªed, 2014); A Ciência é masculina? É sim, senhora! (EdUnisinos, 2002, 6ªed, 2013); Educação conSciência (EdUNISC, 2003, 3ªed, 2014); Sete escritos sobre Educação e Ciências (Cortez, 2007). e Memórias de um professor: hologramas desde um trem misto (EdUNIJUÍ, 2012). Tem nos livros e no escrever duas de suas paixões.

 É conectado ao mundo internético onde mantém um blogue há 8,5 anos .Tem sido convidado como palestrante em todos estados brasileiros e em alguns países. Mais detalhes em lattes.cnpq.br/8159020225820727

Resenhas

Obra: Ana sem terra.

Resumo: Em meio a copas do mundo e ditadura militar, acompanhamos a metamorfose de Ana sem terra, de uma simples coloninha à líder em busca de justiça social.

Data: 18, de novembro, de 2007. Sítio: 17231.

Mestre: O metre iluminista;

Título: Em “O mestre das iluminuras” com escritora Brenda Rickman Vantrease nos leva ao século 14 para assistirmos grandes mudanças entre uma população assolada por pestes, opressões sempre crescentes com impostos para as casas reais e dízimo para a igreja, saques e guerras.

Data: 26, de outubro, de 2007. Sítio: 17069;

Mestre: Cabelos de Vênus.

Título: Em “Cabelos de Vênus” a medievalista Maria Filomena Costa Coelho nos leva com a competência de quem domina o assunto a conhecer a formação da Espanha onde o rei é um herói, mas sucumbe aos encantos de uma linda e persistente mulher em meio a fundamentalismos religiosos e políticos.

Data: 26, de outubro, de 2007.

História familiar

Na busca da história de meus ancestrais tenho como elo fundador uma família Chassot que veio para o Rio Grande do Sul em 10 de novembro de 1855. [FAUTH, Adonis Valdir. A imigração Valesana no Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa: Associação Valesana do Brasil, 2000, p. 81]. A família pioneira foi a de Jean Chassot, sua esposa e sete filhos. Eram suíços de Vuisternens-devant-Romont, do cantão de Fribourg, distante 40 km dessa cidade. Conforme o documento de entrada em Porto Alegre (está no Arquivo Histórico do RS), os prenomes dos Chassot foram então aportuguesados: